Os Cisnes

Como lembramos esta semana, o filme Cisne Negro conta a história do drama de uma bailarina para interpretar dois papéis com personalidades opostas: Odette e Odile, as protagonistas de O Lago dos Cisnes. No caso a personagem de Natalie Portman, Nina Sawyers, é doce e reprimida... o que a ajuda na romântica Odette, o cisne branco. A vilã, Odile, requer um lado sensual e uma agilidade técnica mais vibrante, e Nina sofre para libertar seu lado negro e sensual.

No entanto, assim como a roupa preta só marcou presença depois dos anos 40, a tradição de ter a mesma bailarina interpretando os dois papéis não vem do original do balé. Embora já na versão que veio a ser a 'definitiva' - a remontagem de 1895 - a italiana Pierina Legnani tenha dançado os dois - somente depois dos anos 60 é que ficou instituído definitivamente o 'papel duplo' que tanto atormenta as bailarinas. O balé é longo - são 4 atos - e o contraste dos dois papéis é sempre um teste artístico. 
Margot Fonteyn era um dos cisnes mais adorados do ocidente e interpretava tanto Odette como Odile.

Os cisnes mais famosos vinham da Rússia, onde a personalidade da bailarina era mais importante que transformá-la em algo diferente. Exemplo? A doce e inimitável Galina Ulanova não dançava o papel de Odile. Da mesma forma que a vibrante Natalia Dudinskaya não fazia o cisne branco. Quem ganhava com isso era a platéia que tinha as duas lendas no palco numa mesma apresentação. O registro foi feito em filme, onde é possível comparar as duas:








Comentários

Postagens mais visitadas