Cranko no Rio: remontagem em outubro

O balé do Teatro Municipal do Rio de Janeiro anunciou há pouco a programação para 2011. Entre os balés estão os tradicionais Giselle, Carmen e O Quebra-Nozes, mas, o grande destaque mesmo é a remontagem de Romeu e Julieta com a coreografia de John Cranko.

Criado especialmente para sua musa, Marcia Haydée, por muitos anos esta foi considerada a coreografia definitiva do balé no ocidente (na Rússia o original de Lavrosky ainda é respeitado). No entanto, a versão do Royal Ballet com coreografia de Kenneth McMillan acabou caindo no gosto popular e é hoje a mais conhecida da obra de Prokofiev.

Romeu e Julieta de John Cranko já foi montado no Rio duas vezes: uma com o balé de Stuttgart e com o casal original nos papéis principais, Marcia e Richard Cragun; e, depois, nos anos 80 com um super elenco internacional que incluiu Márcia, Cragun, Fernando Bujones e Natalia Makarova, ainda no auge da forma.

Entre as brasileiras que dançaram o papel de Julieta na época estavam Ana Botafogo e Aurea Hammerli, as duas primeiras bailarinas. O elenco desta nova temporada ainda não foi anunciado, mas já é, sem dúvida, uma das melhores atrações do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas