Sem meias palavras, Meghan Markle fala sobre 2019 e homenageia Ruth Bader Ginsberg em podcast.


Há quase um ano, em outubro de 2019, Meghan Markle e príncipe Harry embarcaram em uma viagem oficial pela Coroa, na África. Com eles estava o pequeno príncipe Archie, que quase não tinha sido visto desde o nascimento, em maio do mesmo ano. O casal foi acompanhado pelo jornalista Tom Bradby, que estava fazendo um documentário para ITV sobre a viagem. Os rumores de brigas entre cunhadas e irmãos já estavam fortes, mas o silêncio usual da Família Real sobre assuntos íntimos não confirmava a veracidade dos fatos. Porém, Harry e Meghan foram cândidos com o jornalista, confirmando que os irmãos estavam "em caminhos diferentes" e Meghan, emocionada, que "quase ninguém perguntou a ela se estava OK". Ela foi além, se que queixou do hábito inglês de manter a discrição com o "lábio superior firme" era prejudicial para saúde mental. A partir dessa entrevista a mídia - e a Família Real - se voltaram contra os dois com ainda mais força. Em apenas quatro meses, Meghan e Harry deixariam tudo para trás, saindo oficialmente da Firma.

Hoje, 10 de outubro, já estabelecidos na Califórnia, sem dívidas com o povo britânico, liderando uma vida independente, os dois participaram de um podcast, Teenage Therapy, para falar de saúde mental. Sem surpresas, o tema da famosa frase de Meghan, vista como uma ofensa pessoal à Rainha.

Meghan e Harry durante a viagem à África do Sul, em 2019

Foi a própria Meghan que trouxe o assunto à tona, revelando para os tablóides ingleses o rancor que guardou de não poder dar a versão dela para as histórias que estavam publicando sobre ela. Quando perguntada no podcast se estava bem, a duquesa disparou: "Não é engraçado? Há um ano mais ou menos alguém me fez a mesma pergunta. Nós estávamos em uma viagem pela África do Sul e no último dia da turnê, cara, eu estava cansada", explicou casualmente. "Estava para dar um banho em Archie e estava exausta, continuou, antes de ser interrompida por Harry. "Ela ainda estava amamentando na época", ele contextualizou. "Isso mesmo"agradeceu, "Muitas pessoas não tem idéia, é como se fosse correr uma maratona, então entre cada compromisso oficial eu estava correndo de volta para ver se o nosso filho se alimentava. E sim, era pesado. Mas, no finalzinho, o jornalista me perguntou "você está ok?" e eu nunca pensei que a minha resposta fosse gerar tanto interesse no mundo todo. Porque eu respondi, bem, obrigada porque não há muita gente me perguntando realmente se estou ok. Eu não pensei naquela resposta, eu apenas respondi honestamente porque estava em um momento de vulnerabilidade, porque estava cansada, porque não era uma apresentação", explicou Meghan. "Foi apenas, é onde estou, sou uma mãe que está com um bebê de quatro meses e estamos cansados. Mas acho que fala pelo fato que ressoou com as pessoas porque todos querem que perguntem se estão Ok', sugere. E, para não deixar a pergunta no ar, emendou com "hoje estou muito bem, obrigada por perguntar", riu.

Harry e Meghan no podcast com os estudantes

Meghan e Harry estavam participando do podcast para falar de uma de suas bandeiras, a luta pelo bem estar e saúde mental. Os dois falaram da pressão da pandemia na vida das pessoas, reconhecendo antes de que as pedras sejam jogadas, que eles têm sorte de estarem onde estão e como estão, com uma casa com espaço e jardim, onde eles e Archie podem aproveitar. E revelaram que foi em Montecito que Archie deu seus primeiros passos.

Ainda no podcast, Meghan voltou a falar de 2019. Aproveitando o gancho do que chamou da "desconexão" provocada pela pandemia, onde as pessoas passaram a ficar ainda mais tempo online, ela compartilhou sua experiência pessoal. "Me disseram que em 2019 eu fui a pessoa mais trolada no mundo todo, entre homem ou mulheres. Por oito meses daquele período eu nem estava visível, estava de licença maternidade ou com um bebê, mas ainda assim o que foi dito sobre mim foi quase impossível de sobreviver. Foi tão grande que eu nem consigo pensar como me fazia sentir porque não me importa se você tem 15 ou 25, se as pessoas estão dizendo coisas sobre você que não são verdade, o que isso faz com sua saúde mental e emocional é muito prejudicial. Então, do meu ponto de vista, parte do trabalho que fazemos é, a partir das nossas próprias experiências conseguir falar com as pessoas e entender que, apesar das nossa experiência ser única e apenas nossa, obviamente parecendo ser muito diferente do que as pessoas vivem diariamente, ainda assim é uma experiência humana", ela disse.

Harry e Meghan também compartilharam a importância do auto cuidado e o príncipe revelou ser adepto de meditação diária para se cuidar. "Para mim é a chave. Nunca pensei ser uma pessoa que conseguiria fazer isso. Claro, a importância de criar um momento e tempo no dia para respirar e ficar nas coisas que importam", contou ele. Meghan, orgulhosa, acrescentou, "E ele é muito dedicado a isso [meditação], disse ela.

Meghan e Harry já não dependem mais da Família Real

Outra revelação da duquesa é de que tem consigo um diário. "Me ajuda a refletir de onde venho e dá muita perspectiva", ela explicou. "Às vezes você está passando por algo que parece a maior coisa do mundo. Você olha para trás depois de um ano e, sim, ainda era grande, mas não a maior", comentou.

Meghan, cada vez mais aberta sobre suas opiniões políticas, também fez uma homenagem à juíza Ruth Bader Ginsburg, que faleceu há poucas semanas. Sua máscara tinha os dizeres, "quando houver nove", que é a frase clássica de Ruth quando perguntada quando teria o número suficiente de mulheres no Supremo. Como são nove posições, a resposta era clara: quando no Supremo só houver mulheres. Recado claro e dado. A Meghan 2020 não será mais silenciada. Ainda bem.

Comentários

Postagens mais visitadas