Os bastidores da dança

Embora seja uma arte próxima ao teatro, a dança raramente consegue transportar para as telas o que realmente acontece nos bastidores de uma apresentação. Alguns filmes, porém, conseguiram chegar perto. Black Swan, embora com uma pegada de thriller psicológico, promete ser um deles. Com uma irmã bailarina, Darren Aronofvsky sabe como contar bem como funciona uma companhia de balé.

Antes dele, dois filmes são perfeitos: Os Sapatinhos Vernelhos e Momento de Decisão.

O mais antigo, e melhor, é O Sapatinho Vermelho. Em um paralelo com os Ballets Russes de Diaghliev, o filme traz uma novata e inspirada Moira Shearer no papel principal da jovem bailarina obcecada com a perfeição e sucesso.

Há espaço para 10 minutos de uma produção original coreografada por Leonide Massineb (ele mesmo um dos bailarinos do elenco), assim como relances de clássicos como Lago dos Cisnes, Coppélia e Les Sylphides, entre outros.

A mistura de bailarinos profissionais como atores foi essencial para que as cenas de dança fossem realistas. Um filme ainda perfeito meio século depois.

Nos anos 70, Momento de Decisão fez do bailarinho russo Mikhail Baryshnikov uma estrela internacional. Indicado ao Oscar como ator coadjuvante, Baryshnikov ainda vacilava no inglês (tinha emigrado há meros três anos antes do filme), mas estava no auge de sua forma, portanto as cenas onde aparece dançando são de tirar o fôlego.
A história do filme conta a rivalidade de duas bailarinas, Shirley MacLaine e Anne Bancroft, ambas aposentadas (ou melhor, uma sim e a outra decidindo a se aposentar) e uma jovem, talentosa, inexperiente e em busca da perfeição bailarina, vivida pela estreante Leslie Browne. Mais uma vez as cenas de dança ganharam força por terem verdadeiros bailarinos nas telas. Um pouco melodramático em alguns momentos, também traz relances de importantes bailarinos da época, como a brasileira Marcia Haydée.

Black Swan não conta com experiência profissional de bailarinos nos papéis principais, mas, com duas dedicadas atrizes: Natalie Portman e Mila Kunis. Resta a ver se elas convencem como bailarinas...

Comentários

Postagens mais visitadas