Another Year

Mike Leigh é um diretor que conta, como poucos, a vida do protelariado britânico. Como ele mesmo gosta de dizer, ele não se preocupa com isso, o que busca é contar as histórias de indivíduos, pessoas que nos cercam e que podemos ser nós mesmos. As histórias simples do dia-a-dia que não parecem ser grande coisa, mas que nas mãos de um diretor sensível como ele se tornam obras de arte.   

Another Year conta a vida de um casal de meia-idade extremamente feliz e que vê a vida passar com a calma das quatro estações do ano: sem maiores angústias ou preocupações. As coisas são como são e eles vivem bem com isso. Seu filho único segue a mesma tranquilidade, mas, ao redor deles, os outros não conseguem ter a mesma atitude. Sem julgamentos, Leigh vai desfilando um a um, com suas angústias e tristezas, sendo que a infeliz história de Mary é a que acaba por reger a trama. 
Interpretada brilhantemente por Leslie Manville, vencedora de Cannes como Melhor Atriz, certamente a dona do BAFTA de 2011 e com grandes chances no Oscar, sua Mary é uma mulher que pensa ter feito as escolhas certas, mas não teve a mesma chance que os outros para encontrar um parceiro que a completasse. Quem a quer, ela não quer e vice-versa. Uma personagem que na mão de outro diretor poderia ser apenas cômica ou somente trágica, mas que graças ao talento de Leigh - que insiste na distância para apresentá-la - e principalmente de Manville, Mary se torna um dos melhores papéis femininos do ano. Vale a pena conferir.

Comentários

Postagens mais visitadas