Black Swan: a trilha sonora

Piotr Tchaikovsky é apontado, invariavelmente, como o melhor compositor de balé que já existiu. Ele só escreveu três, sendo que um deles foi um fracasso e sua partitura só foi compreendida após a sua morte, mas sua alma torturada trouxe ao mundo melodias doces, tristes, trágicas e inesquecíveis. 'O Lago dos Cisnes', que o compositor não viveu para ver o sucesso, é sua obra prima. Escrita por vontade própria, sem as rígidas demandas de Marius Petipa, o coreógrafo que encomendou à Tchaikovsky seus dois outros balés, 'A Bela Adormecida' e "O Quebra Nozes", "O Lago dos Cisnes" é uma obra que toca a alma de todos.

Quando li que a Darren Aronosvky escolheu 'O Lago' para ser o tema central de Black Swan, fiquei ansiosa pelo resultado. Ainda mais que Clint Mansell, um dos atuais gênios das trilhas sonoras, foi confirmado para assinar a música do filme. Mansell e Tchaikovsky em uma mesma obra? Nem nos melhores dos sonhos teria antecipado tal encontro.

O trabalho de Mansell não seria fácil, mas, como já citadamente gênio que é, conseguiu brilhar e surpreender, mais uma vez. Afinal, o tema do cisne é um dos mais populares do mundo, utilizado anteriormente em diversas produções. O tema não faz parte da trilha de Black Swan, o que por si só já vale mil estrelas para o compositor. Sim, não há um tema 'original' que possa ser marcado, mas Mansell destacou e reforçou momentos soturnos e breves na partitura de Tchaikovsky para embalar o processo enlouquecedor de Natalie Portman. São cenas do 4º e último ato do balé, mas que são perfeitas para construir a tensão crescente da personagem. O tema do cisne só entra em poucos momentos: nas faixas A Swan is Born e Perfection, que no filme são o fundo do próprio balé per se, e na bela homenagem A Swan Song (for Nina).

A trilha sonora de Black Swan, é, então, o balé de Tchaikovsky resumido e revisitado. Não inclui todas as partes que ficaram famosas, mas, como já mencionado, destaca o lado sombrio e assustador da brilhante obra de Tchaikovsky. É para os amantes de ambos: Mansell e o compositor russo, mas nem tanto para os que não apreciam música erudita.

Comentários

Postagens mais visitadas