Belinda Carlisle: Lips Unsealed

Em junho deste ano duas biografias chegaram as lojas americanas: de Pat Benatar e de Belinda Carlisle


O livro de Benatar remonta um pouco a ascensão das mulheres no rock, revela bastidores dos primeiros dias de MTV, entre outras curiosidades. Muito bom e é uma aula de atitude e rock, mesmo sendo um ode de amor a seu marido, Neil Giraldo


Já o livro de Carlisle conta a ascensão do punk rock na Califórnia. Ex-líder da banda Go-Go's, ícone do movimento new wave nos anos 80, Carlisle é contemporânea de Benatar, mas oposta a ela em todos os sentidos, o que aumenta a curiosidade dos paralelos dos livros.


Enquanto Benatar cresceu em uma família estável, na costa leste americana e, depois de identificar sua impressionante capacidade vocal, treinou profissionalmente de tal forma que sempre será identificada como uma das mais importantes vocalistas femininas mundiais, Carlisle vem de uma família disfuncional, mal conheceu o pai, conviveu com o alcoolismo do pai, desde criança brigou com a balança, roubou, mentiu e só virou cantora porque queria fazer parte do cenário punk californiano. Viciada em drogas, Carlisle não esconde nenhum detalhe dos bastidores de sua conturbada carreira e vida pessoal.


Um dos capítulos mais curiosos do livro, Lips Unsealed: a Memoir, é a passagem de Belinda Carlisle no Rio de Janeiro, quando as Go-Go's estavam em declínio e vieram para o Rock in Rio original, em 1985. Viciadíssima em cocaína, Carlisle teve a dica "da filha de um influente político no Rio" para comprar a droga. Ela já tinha tentado diretamente na favela, mas, para sua grande surpresa, descobriu que a melhor droga era vendida em uma cobertura em plena Vieira Souto. A droga, aliás, foi combustível para muitas festas com Rod Stewart, Queen, Ozzy Osbourne e outros que ela não deixa de citar nominalmente. 


Com extrema baixa estima mesmo quando tenta apenas ser justa, Carlisle atribui muito do seu sucesso a sorte e não a talento ou trabalho. Casada com o filho do ator James Mason, Morgan, Carlisle ainda é amiga de suas ex-companheiras no Go-Go's e também relembra, como Benatar, dos primeiros dias da MTV.


Para quem curte cultura pop, são leituras obrigatórias.


Comentários

Postagens mais visitadas