Quando elas/eles crescem em Hollywood



Desde que Hollywood é Hollywood que crianças podem fazer tanto sucesso quanto os adultos, mas poucas – quando deixam de ser crianças – continuam bem sucedidas uma vez que fiquem mais velhas.
             
Shirley Temple, talvez a líder desta categoria, jamais emplacou como adolescente e abandonou a carreira artística antes de ser considerada adulta. Roddy McDowall, Lana Turner, Mickey Rooney, Judy Garland e, principalmente Elizabeth Taylor, fizeram a transição sem problemas, mas os tempos eram outros.  Jodi Foster e Brooke Shields também conseguiram virar o jogo a favor delas, mas ambas se afastaram por algum tempo antes de retornarem às telas.  


De uma geração mais recente, Leonardo DiCaprio, Claire Danes, Natalie Portman e Scarlett Johanson são os melhores exemplos de que, embora com dificuldade, é  possível convencer ao público que aquela criancinha talentosa de ontem  possa ser o ator indicado ao Oscar hoje ou a sex symbol do momento.



Deste grupo, a transição de Scarlett Johanson me parece a mais significativa de todas.  Ao contrario de Natalie Portman ou Julia Stiles,  que deram um tempo e foram estudar, ela não se afastou de Hollywood e se estabeleceu como adulta sem ter que apelar para filmes fortes ou papeis radicais. Tudo aconteceu naturalmente e dificilmente a imagem dela criança ainda interfere na percepção de seus fãs.
Mas Scarlett, e Natalie Portman, tem a seu favor uma sexualidade inegável, por isso os papeis sensuais não chocam nem aqueles que viram Scarlett em ‘O Encantadors de Cavalos’ ou Natalie em ‘O Atirador’. 



Uma vez que as duas principais ‘meninas’ dos anos 90 já estão estabelecidas (Natalie Portman, por exemplo, sem surpresa já foi ate indicada ao Oscar), as incógnitas do momento, no auge desta transição são:  Abigail Breslin, Kirsten Stewart e Dakota Fanning



 
Stewart brilhou como filha de Jodi Foster em ‘O Quarto do Pânico” e Breslin já foi indicada ao Oscar por ‘Little Miss Sunshine’. Mas, das três, a mais talentosa talvez seja Fanning, que marcou sua carreira ao trabalhar de igual com atores como Robert DeNiroTom Cruise e Denzel Washington.  
Dakota retomou os estudos e, embora não tenha saído de Hollywood per se. Coadjuvante de Stewart na série Crepúsculo e The Runnaways, Fanning continua sendo, para mim, a melhor aposta da geração 2000.  






Comentários

Postagens mais visitadas