Hans Zimmer



          Sempre fui aficcionada por trilhas sonoras, mas falo das trilhas ‘incidentais’ orquestrais, não das coletâneas de musicas utilizadas na trilha que não foram compostas especialmente para o filme.


         Soundtracks são divididos em duas categorias: ‘soundtrack’, que hoje significa coletânea de musicas, e, ‘score’, que são as trilhas compostas especialmente para filmes. O termo 'score', que pode ser traduzido como ‘apoio’, define bem o que de fato são estas trilhas incidentais: o sustento da trama que vimos nas telas.
         
         Quando criança, meus compositores prediletos eram: Ennio Morricone, Michel Legrand, Nino Rota e John Williams, não necessariamente nesta ordem.  Hoje minha lista de paixão irrestrita se concentra entre três: Clint Mansell, Patrick Doyle e Hans Zimmer. Gosto muito de outros dois: Danny Elfman e, recentemente, da dupla Nick Cave-Warren Ellis, mas isso é para outro post. Hoje, quero falar de Hans Zimmer.

          Hans Zimmer me conquistou em 1988. A trilha? Rain Man. Aqueles sintetizadores característicos de seu trabalho nos anos 90 estão presentes em boa parte da minha coleção. Thelma e Louise, Black Rain, Crimson Tide, A Casa dos EspíritosA Rocha, são algumas delas. Dentre elas, as mais marcantes foram a vencedora do Oscar, O Rei Leão; a linda O Príncipe do Egito e... Alem da Linha Vermelha. Esta ultima, para mim, marcou profundamente uma trilha zimmeriana de singular impacto e maturidade. É divina e prenunciava outra virada importante, a trilha (também oscarizada) de Gladiador.  

          Depois desta, a lista continua crescendo, mas vale destacar outra virada: Batman Begins e a trilogia de Os Piratas do Caribe. A variedade e profundidade dos temas destas trilhas que destaquei, as orquestrações e versatilidade colocam Zimmer no patamar mais alto dos deuses da trilha sonora. Ainda bem que, como Morricone (ainda ativo!), Zimmer produz bastante e não para de surpreender. Considero ele o melhor de todos e, sua turma de seguidores e protegidos (futuro post), fazem escola.











Comentários

Bridezilla disse…
Hans Zimmer é ÍDOLO. Uma super referência pra mim. E a trilha do último "Batman"? Fantástica!
Hans Zimmer é Deus... risos

Postagens mais visitadas