Porquê não gosto de Glee

Sempre fui fã de musicais, daqueles que sem mais nem menos o ator sai rodopiando e cantando pelas ruas. Sabe quais?

Fui a inúmeras produções na Broadway, conheço estrelas que ninguém além dos die hard fans conheceria, portanto imaginei que tivesse o perfil de ser admiradora imediata de Glee. Estava errada.

Desde o piloto da série, que vi por questões profissionais, fui compelida a detestar Glee. Tudo é forçado demais, clichê demais e pior, pop demais.

Há na internet um vídeo de Don't Stop Believin' , do Journey, que supera todas as temporadas juntas de Glee e qualquer outro filhote que possa ter surgido. No entanto, para uma temporada, dava para perceber que os loosers  da High School segurariam o interesse. No entanto, vou parafrasear um filme: segurar interesse, não é sinônimo de qualidade, não importa o quanto popular Glee tenha ficado ao redor do mundo.


Um bom exemplo é o episódio de hoje, com repertório da Madonna. A própria cantora teria aprovado o resultado, mas, apesar de ainda me perguntar 'como?', nāo mudo de opiniāo.

O que Baz Lurhman fez com Moulin Rouge é infinitamente superior ao que Glee jamais conseguirá fazer. Para os fãs da Broadway, como eu, é mais do que sabido que o estilo 'broadway' não combina sempre com 'pop'. Por que? Porque fica brega, apenas por isso. Qualquer super interprete de musicais já lançou CDs onde passam vergonha ou destroem canções por esticarem as notas ou soltarem o vozeirão justamente onde a limitação técnica faz parte do segredo do sucesso...  Já imaginaram se criam um episódio que homenageie a bossa nova, por exemplo? Sim, porque Glee agora está na cruzada para mostrar que não há limites para o elenco! Garota de Ipanema com Astrud Gilberto fica linda, mas na voz de uma cantora de musical? BREGA!

Para quem não perdeu a  melhor série de música na TV atualmente, Songbook, viu o episódio onde Phil Collins contou que 'teve' que participar cantando na trilha de Tarzan porque a cantora que interpretava a mãe de Tarzan não acertava de forma alguma o tempo da canção. Não se tratava de cantar mal… apenas era diferente!   Nas palavras de Phil Collins!

Depois do link acima comparem: Cena de Tarzan





Voltemos ao sucesso de Moulin Rouge. O princípio do filme foi um pensamento que Lurhman teve: 'por que algumas vezes nos expressamos melhor citando uma música?'. Assim nasceu Moulin Rouge, definitivamente um musical original e diferente. A cena do Elefante é o exemplo máximo da idéia do diretor. No entanto, Lurhman não buscou cantores que sabiam interpretar, mas atores que não desafinavam ao cantar! Ok, Ewan McGreggor não foi uma escolha inteligente neste sentido, mas who cares?


E aí está - para mim - o problema básico de Glee. O elenco canta muito, mas é justamente isso que só seria surpresa por um único episódio, depois eles já seriam populares a esta altura, não nerds eternamente perseguidos. 

O pecado capital de Glee é de justamente forçar demais qualquer música de sucesso no seu estilo. Deveriam respeitar que nem todas as canções ficam bem no estilo Broadway e todos estão ok com isso.

Não adianta pedir porque a febre corre solta e ainda terei que aturar mais assassinatos, mas sonho que em breve outro estilo surja e meu repertório favorito fique a salvo de gleezação assassina...




Comentários

Postagens mais visitadas