Parcerias - Ekaterina Maximova e Vladimir Vasiliev

Ekaterina Maximova e Vladimir Vasiliev




A mais duradora parceira do balé - quase 50 anos juntos - e uma das mais belas também. 


O casal Maximova e Vasiliev dançou junto pela primeira vez quando eles ainda tinham apenas 10 anos de idade (esquerda). Ambos estudavam no Bolshoi e tudo foi devidamente registrado em filme. Mas o romance não foi imediato. Segundo Maximova, que sempre brilhou como uma das alunas brilhantes do Bolshoi, ela só foi reparar em Vasiliev quando ele tinha 19 anos. E mesmo assim, não se apaixonaram imediatamente. Ele era um bailarino de danças típicas, aos poucos foi treinado para papéis mais clássicos. Ela era justamente o contrário: clássica e romântica, quase sempre esquecida para papéis considerados mais 'character', como Don Quixote. Vasiliev sempre ressaltou que foi literalmente a dança que os uniu: justamente quando ambos tentavam papéis mais diferentes do que o esperado deles. O casamento veio dentro e fora dos palcos. Com duas estrelas tão talentosas juntas, o governo soviético usou descaradamente a união para filmes que reforçavam a propaganda tão vital para a guerra fria. Melhor para nós que hoje temos acesso a fragmentos que despontam no Youtube.

PERFEITOS


Ninguém menos que Mikhail Baryshhnikov os considera os mais perfeitos parceiros que existiram. Uma junção de arte, energia, amor e técnica de tamanha perfeição que, para ele, dificilmente será superada. Assino embaixo.


A maior diferença da parceria de Maximova e Vasiliev é que eles eram virtuoses

Em termos de projeção internacional, ficaram em leve desvantagem por jamais terem fugido da União Soviética. 
Há vídeos e fotos de Maximova desde os primeiros passos de balé. Há ensaios e aulas, há erros, há brigas... tudo. O registro da vida dos dois era celebrado e acompanhado pelo regime político e, quem lucrou, foram os fãs.


Ele a considerava mais talentosa que ele. Ela o admirava pela paixão, a velocidade dos passos e inovação que trouxe para a dança. A união dos dois e sintonia de seus passos era, e continua, única.






Há pouco mais de um ano, aos 60, Maximova foi encontrada morta em casa. Vasiliev estava no exterior e teve que retornar, inconsolável, para acompanhar o funeral de sua esposa. Ídolo ainda na Rússia pós-comunismo, a morte de Maximova abalou o mundo da dança.


Treinada pessoalmente por Galina Ulanova, ela mesma ensinava a jovens estrelas russas até o dia de sua morte. Exigente, tímida e fechada, ela era uma perfeccionista que nunca parou de questionar ou inspirar o melhor.


Por ter mantido o visual de franja curta, cílios postiços e cabelos bem pretos, ela era conhecida como a Audrey Hepburn russa. Já o porte atlético de Vasiliev o aproximava de um Robert Redford. Bonitos e talentosos, os dois eram deuses na terra. Vale a pena conferir tudo que foi filmado dos dois juntos... afinal, eles sempre serão os melhores parceiros já surgidos no mundo da dança.




Comentários

Postagens mais visitadas