Georgie Henley, de Narnia para família Tudor e a corte escocesa

Quando vemos a jovem Margaret “Meg” Tudor, na primeira temporada de The Spanish Princess, o rosto dela nos parece familiar. E é. A atriz Georgie Henley virou uma estrela internacional ainda nova, quando interpretou a pequena Lucy, na bem-sucedida filmagem da trilogia Narnia. Hoje, adulta, é um dos grandes destaques da série do Starz.

Georgie Henley, em 2005 (Getty Images)

Margaret Tudor foi a filha mais velha de Elizabeth “Lizzie” de York e de Henry Tudor, na época, Rei Henry VII. Muito próxima do irmão Henry, mais tarde Henry VIII, ela acompanhou a chegada de Catarina de Aragão à corte, assim como seus casamentos com os dois irmãos (primeiro Arthur, depois Henry). Aos 13 anos, foi prometida ao Rei da Escócia, James IV, que tinha o dobro de sua idade. Quando chegou aos 14, não pôde mais adiar o compromisso e foi enviada para longe da família.

Embora a série foque mais na corte de Henrique VIII e os conflitos na Inglaterra, a história real de Margaret é crucial para a História e não menos dramática. Ela não apenas se casou três vezes, como com a anuência do Papa se divorciou (antes do irmão romper com a Igreja), lutou ferozmente contra uma sociedade escocesa machista e violenta, sobreviveu ao exílio e retomou a Coroa para seu filho. Ela é avó de Mary Stuart, que anos depois estaria em conflito direto com a prima, Rainha Elizabeth I. E seu bisneto, James V, foi o primeiro Rei da Escócia e Inglaterra unificados. Meg merecia uma série apenas para ela, tamanha as façanhas que conseguiu.

A verdadeira Margaret Tudor

Em The Spanish Princess, vemos o momento em que Margaret entra em ação. A aliança feminina entre Catarina e as duas cunhadas (Mary, a caçula, é Rainha da França), agindo nos bastidores e conduzindo a História que só reconhecia os homens, é fascinante. Nesta segunda temporada, Catarina e Meg conseguem impedir a guerra entre Escócia e Inglaterra. No momento, SPOILER ALERT, Meg está longe dos filhos, do segundo marido (traidor) e em breve saberá que está grávida de uma menina.

Graças ao talento inegável, e carisma, de Georgie Henley, a personagem é muito crível e quando entra em cena, toma conta da tela. Sua caracterização está perfeita e os desafios de mostrar o quanto a jovem de 25 anos têm que encarar, não são poucos.

Depois de ter estreado como atriz com Narnia, aos 10 anos, Georgie diversificou sua carreira. É, também cantora, e escritora (dois livros publicados) e em 2015, estreou na direção com o curta Tide, que contava a história de um jovem casal lésbico. Estava no elenco da prequel de Game of Thrones, que chegou a ter um piloto gravado mas não foi continuado pela HBO. O que é uma curiosidade a mais para os fãs da série, uma vez que Catarina é interpretada por Charlote Hope, que, em GOT, deu vida à assustadora Myranda.

De volta à The Spanish Princess, veremos ainda alguma parte da incrível história de Margaret. “Teve alguns momentos que quando paramos de gravar me aproximei dos roteiristas e perguntei, ‘Isso não aconteceu, não é? Vocês aumentaram um pouco, não?”, disse a atriz sobre a personagem. “E eles me explicaram, ‘não, aconteceu assim mesmo. É mesmo louco, mas aconteceu'”, ela conta.Se você está curioso. Já vimos que Meg ficou viúva, aos 25 anos, com dois filhos, entre eles o herdeiro do trono na Escócia. Ela seria regente, mas apenas se não se casasse novamente. O coração a engana e ela se apaixona – e casa – com o ambicioso e traiçoeiro Lord Douglas. O casamento dos dois é, para ser suave, “conturbado” com Meg mandando até atirarem com canhão quando ele se aproxima do castelo para tentar recuperar o poder.

Margaret e o segundo marido tem uma filha juntos, e da linhagem dela outros fatos históricos ocorrerão bem mais à frente, provavelmente parte da série que vai contar a história de Elizabeth I.

A ˙História dos Reis da Inglaterra é um dramalhão novelesco que não se esgota. E as mulheres, certamente, fazem dela muito mais interessante.

Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas