Conheça Josh O'Connor


 

A tarefa de transportar o jovem príncipe Charles para as telas não seria um desafio fácil. Depois dos relatos de Diana, que incluem egoísmo e frieza, para citar apenas alguns dos defeitos apontados pela princesa sobre o ex-marido, a figura do futuro Rei da Inglaterra ficou, para dizer o mínimo, manchada. Mas o talento do jovem ator Josh O’Connor conseguiu humanizar a dor do monarca de tal forma que, ao fim da terceira temporada, muitos estavam do seu lado.

Nascido em 1990, de família de artistas, Josh estreou no cinema em 2012, na série britânica Lewis, depois fez uma participação no biopic sobre Lance ArmstrongThe Program, dirigido por Stephen Frears. Esteve também, ao lado de Hugh Grant e Meryl Streep, em Florence Foster Jenkins. Antes de chegar ao elenco de The Crown, Josh se dividiu entre TV (The Durrels), teatro e cinema, onde foi premiado por sua participação em God’s Own Country, em 2017 e Only You (sua estréia na direção), em 2018. Josh também pode ser visto na última refilmagem de Emma.

Bem-humorado, ele credita às suas orelhas a escolha para dar vida ao jovem Charles na série. “Eu me perguntei imediatamente, ‘quem vai interpretar Charles?’, não conheço ninguém da minha idade que tenha essas [orelhas]. Não são enormes, mas se destacam”, ele brincou quando estreou na terceira temporada.

Até onde vimos, a juventude de Charles foi desafiadora em termos de relacionamentos familiares, sociais e amorosos. Tímido, angustiado e isolado (as pessoas mais próximas a ele são sua irmã, Anne, e o tio, Lord Mountbatten), dos 16 aos 22 anos, Josh reproduziu com sensibilidade as dificuldades que o príncipe enfrentou.

“A primeira coisa que aprendi é que é impossível replicar o homem verdadeiro. Não sei quem ele é e nenhum de nós o conhece”, defende o ator. Se a personalidade pode não ser 100% apurada, os trejeitos são outra história. “Se você vir imagens do Charles jovem ele tem esse jeito, quando vira não vira com o corpo, ele vira o pescoço primeiro, em uma maneira meio estranha meio como o Justin Timberlake dança”, explica Josh. “Eu penso nele naquele momento [terceira temporada] um pouco como uma tartaruga, porque ele estica o pescoço para fora”, ele segue.

Josh não é monarquista e sempre evitou acompanhar as notícias da Família Real, portanto estava com menos opinião formada sobre sua personagem quando entrou para o elenco. Para ele, o desafio era de interpretar um jovem em formação.

”Falamos sobre os temas principais que Charles enfrenta nas temporadas 3 e 4, que são masculinidade, falta de amor dos pais, dividir sua mãe com a nação. Eu de repente vi que era uma oportunidade”, explicou o ator. “O truque é lembrar que tudo que sabemos sobre o príncipe Charles é a representação dele na mídia. Normalmente todos os momentos que ele está em público são planejados e organizados. Ele está representando uma versão dele mesmo que quer que as pessoas vejam”, Josh avalia. “Eu acho que é um luxo porque significa que você pode inventar”, opina.

A temporada que estréia no dia 15 traz, finalmente, a parte em que Charles conhece e se casa com Diana, mesmo ainda apaixonado por Camilla Parker Bowles.

“No final das contas, The Crown é um trabalho de ficção de Peter Morgan e isso nos dá a liberdade de criar algo que não é na verdade o príncipe Charles. Apenas a essência dele”, alerta o ator.

Nos trailers da segunda temporada, vemos Charles encantado com Diana, mas também já cenas em que os dois brigam. Josh foi um dos grandes apoios para a quase novata Emma Corrin, que estréia como a princesa.

A ansiedade para a estréia é grande, mas, se depender do que já demonstrou, Josh pode colaborar para uma nova imagem do príncipe. Uma pena que a sua passagem pelo carnaval carioca não será mostrado. Seria maravilhoso rever os passos de samba do príncipe que esteve no Brasil em 1978. (reveja aqui)

E assim que o ano acabar, Josh O’Connor embarca em novo desafio. Foi anunciado hoje que ele será o Romeu da nova versão de Romeu e Julieta, ao lado de Jessie Buckley. O especial está anunciado para a primavera de 2021 (abril, no hemisfério norte). Falta pouco!

Quer saber mais sobre The Crown?

Comentários

Postagens mais visitadas